Indicações e efetividade do PRP – Plasma Rico em Plaquetas
O uso do plasma rico em plaquetas (PRP) tornou-se popular na Ortopedia e Traumatologia. Entretanto existe muita controvérsia sobre a efetividade e as indicações do PRP. Inúmeros estudos avaliam os resultados da aplicação do PRP em diversas áreas da ortopedia, desde problemas em ossos e cartilagens até tendões e músculos. Entretanto, a quase totalidade destes estudos é de baixa qualidade científica, com resultados não confiáveis. Um artigo publicado no ano de 2012 na revista ortopédica mais conceituada mundialmente, o American Journal of Bone and Joint Surgery, fez uma análise dos estudos publicados a respeito do uso do plasma rico em plaquetas na ortopedia (clique aqui para o link do artigo).
Os autores encontraram 895 artigos publicados tratando do uso de plasma rico em plaquetas na Ortopedia. Somente 33 estudos possuiam metodologia razoável e foram analisados em detalhe. Mesmo nestes 33 estudos, falhas na metodologia foram frequentes. Alguns dos usos do PRP testados nestes 33 estudos foram:
Após a análise detalhada dos 33 estudos, não encontrou-se evidência significativa de que o PRP diminuiu a dor ou altere a cicatrização em qualquer das indicações na ortopedia. Um dos grandes problemas nestes estudos é a provável alteração no efeitos do PRP de acordo com o método de produção. O PRP contém uma concentração alta de vários fatores reguladores da cicatrização (Clique aqui para ler a primeira aula sobre PRP - O que é, como funciona e como é produzido o PRP?). Dependendo do método como o PRP foi produzido ele pode ter ações bem distintas, desde estimular até reduzir a cicatrização. Estas diferenças dificultam a comparação dos efeitos entre diferentes estudos que utilizam métodos distintos para produzir o PRP. Apesar da escassez de estudos de qualidade para verificar o efeito do PRP, melhores artigos estão sendo publicados a cada ano. Espera-se que as próximas pesquisas definam melhor como o PRP deve ser produzido para cada indicação e as indicações. Sheth, Ujash, et al. "Efficacy of autologous platelet-rich plasma use for orthopaedic indications: a meta-analysis." The Journal of Bone & Joint Surgery 94.4 (2012): 298-307. As informações contidas neste texto nunca substituirão uma consulta médica. Além disso, não devem ser usadas para qualquer forma de diagnóstico ou tratamento sem avaliação de um profissional médico.
|